FORUM DU PSUNE
Vous souhaitez réagir à ce message ? Créez un compte en quelques clics ou connectez-vous pour continuer.

FORUM DU PSUNE

Forum socialiste européen
 
AccueilAccueil  RechercherRechercher  Dernières imagesDernières images  S'enregistrerS'enregistrer  ConnexionConnexion  
Le Deal du moment : -34%
-34% LG OLED55B3 – TV OLED 4K 55″ 2023 ...
Voir le deal
919 €

 

 "O impacto econômico e social da imigração: algumas que

Aller en bas 
AuteurMessage
olivier carbone
Consul
Consul
olivier carbone


Masculin Nombre de messages : 3913

"O impacto econômico e social da imigração: algumas que Empty
MessageSujet: "O impacto econômico e social da imigração: algumas que   "O impacto econômico e social da imigração: algumas que EmptyMar 24 Jan - 1:35

sujet: Industrialização paulista

É verdade que São Paulo recebeu uma vasta gama de investimentos federais e estrangeiros, mas isso ocorre basicamente após o governo JK. Na realidade, São Paulo já era o maior polo industrial do país em 1920, e da América Latina em 1940. Em 1954 (antes dos investimentos federais e internacionais), apenas a capital contava com 21 mil fábricas bastante diversificadas: indústrias de bens de consumo durável (automobilística e eletrodomésticos), bens intermediários (siderurgia, papel, petroquímica, borracha) e bens de capital (máquinas e equipamentos).

A indústria brasileira, na segunda metade do século XIX, concentráva-se em áreas portuários do litoral brasileiro, com destaque para o Rio de Janeiro, palco da "Era Mauá". Na virada do século, São Paulo já apresentava um intenso desenvolvilemto industrial. Em 1910, constatou-se que uma pequena minoria dos estabelecimentos pertenciam à cafeicultores ou mesmo brasileiros.

Não é à toa que em 1935, 26% das 7.840 fábricas do Estado estavam em mãos de italianos e ainda 1962, 85% dos estabelecimentos pertenciam à estrangeiros e filhos de estrangeiros. Em um estudo realizado na capital, no ano de 1956, constatou-se que dos brasileiros com pais e avós estrangeiros, 49% eram de status mais alto que o pai, 39% iguais e 12% mais baixo. Entre os brasileiros com pais e avós brasileiros, 28% eram de status mais alto, 50% iguais e 22% mais baixo.

Descobriu-se ainda, que os imigrantes e seus descendentes que ascendiam, não estavam tomando o lugar de brasileiros, mas ocupando posições anteriormente inexistentes. Cerca de 3/4 de toda a ascenção social entre os imigrantes e seus descendentes foi possível graças à emergência de novas posições sociais.

A industrialização paulista poderia ter ocorrido em qualquer lugar do país. A GRANDE diferença foi a enorme concentração, em São Paulo capital e outras cidades das imendiações (Santo André, Campinas, São José dos Campos), de imigrantes URBANOS partilhando de uma mentalidade e experiência modernas, industriais.

"História da Cidade de São Paulo - Vol III", escrito por diversas autoridades como José de Souza Martins.

Capítulo intiulato "O impacto econômico e social da imigração: algumas questões", por Michael Hall, Dr. em História pela Columbia University, professor do Departamento de História da Unicamp e vice-diretor do Centro de Estudos de Migrações Internacionais (CEMI).
Revenir en haut Aller en bas
 
"O impacto econômico e social da imigração: algumas que
Revenir en haut 
Page 1 sur 1
 Sujets similaires
-
» PROJET 100% SOCIAL !!!
» alliance social
» immigration choisie : dumping social

Permission de ce forum:Vous ne pouvez pas répondre aux sujets dans ce forum
FORUM DU PSUNE :: En Europe - In Europe :: Débats dans d'autres langues - Debates in other languages :: Autres langues européennes - Other european languages-
Sauter vers:  
Ne ratez plus aucun deal !
Abonnez-vous pour recevoir par notification une sélection des meilleurs deals chaque jour.
IgnorerAutoriser